Fazendo cópia de segurança (backup) de um sistema aplicativo Masstec
Alguns aplicativos Masstec permitem que você faça cópia de segurança completa do sistema e arquivos relacionados, dentro do próprio sistema, tendo como destino um outro computador, um pen-drive, um disco rígido externo (hard drive) e até mesmo em nuvem (cloud computing).
Obs.: Nem todos os sistemas Masstec disponibilizam esta função.
No menú principal do seu sistema, procure pelo botão abaixo. Clicando-se nele uma tela será aberta:
Escolha do drive de destino:
Clique no botão 'Fazer a cópia agora' para confirmar o procedimento:
Tela mostrando o progresso da cópia de segurança:
Cópia de segurança concluída:
Ao se inserir um pendrive ou HD externo em uma porta USB, uma letra é automaticamente designada e mostrada: essa letra você usará para informar ao programa de backup onde será feita a cópia de segurança.
No caso de você preferir fazer o backup em um outro computador conectado à rede, você deve antes 'mapear' o local para onde a cópia será feita.
Por exemplo, para fazer uma cópia do sistema no drive C do computador 'Diretoria' podemos mapear a letra F (ou outra letra que estiver disponível) para o caminho \\Diretoria\C
Nesse caso, será feita uma cópia do sistema em F:\BACK1FAT (caminho físico Computador 'Diretoria', drive C, pasta BACK1FAT)
Então, uma letra de unidade pode se referir tanto a um dispositivo conectado à porta USB do computador onde o sistema está instalado quanto a um local 'mapeado' de uma rede de computadores. É possível também fazer um mapeamento para um computador remoto ("nuvem").
MAPEAMENTO DE DRIVE DE REDE
Se você não sabe como mapear um drive de rede, veja informações na Internet sobre como fazê-lo para a versão do seu sistema operacional Windows ("Como mapear um drive de rede").
Obs.: O computador de destino, ou uma pasta dele, deverá estar compartilhada na rede.